Arte de Portas Abertas comemora a 20ª edição

Todos os caminhos da arte e da cultura levam a Santa Teresa nos próximos dias 04, 05, 11 e 12 de setembro – dois finais de semana consecutivos – quando os cariocas e turistas tem um encontro marcado com 80 artistas divididos em 39 ateliês e 13 espaços culturais do bairro, na 20ª edição do projeto Arte de Portas Abertas.

A iniciativa tem levado a cada ano milhares de pessoas a visitar o bairro, que é o equivalente carioca à parisiense Montmartre, já que lá está concentrado o maior número de ateliês do Rio de Janeiro. Em Santa os visitantes poderão entrar em contato com os artistas e participar das atividades nos seis espaços culturais.

O 20° Arte de Portas Abertas será marcado por diversas novidades. Para começar o Centro Cultural Laurinda Santos Lobo ambienta a exposição ÍNDICE onde uma obra de cada um dos artistas que abrem seus ateliês será exposta, oferecendo ao espectador a possibilidade de montar seu próprio roteiro a partir de um mapa das artes. Outra novidade deste ano são as exposições de artistas sócios da Chave Mestra (Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa), organizadora do evento, que trabalham em outros locais ou que, por motivos vários, não podem abrir seus estúdios em Santa Teresa. Em seis dos 13 espaços de cultura que estão participando do Arte de Portas Abertas, a Chave Mestra montou exposições coletivas e individuais de seus artistas associados. As coletivas estão na Casa Amarela, no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, no Museu da Chácara do Céu e no Parque das Ruínas. As individuais no Museu Casa de Benjamin Constant e no Castelinho 38

A abertura do evento acontece no dia 3 de setembro, às 18h, no Parque das Ruínas com a exposição coletiva “Reflexão / Memória”, com os artistas Célia Pattacini, Edson Silveira, Dony Gonçalves, Cleone Augusto, Marcia Limani e Célia Cotrim que estará lançando seu mais recente livro intitulado ”Livro das Transparências” e a participação do coletivo Filé de Peixe com projeções de vídeos.

Outra grande sensação desta edição do Arte de Portas Abertas estará por conta do querido bondinho de Santa Teresa. A partir do dia 3 de setembro, quem subir as ladeiras do bairro poderá ver de perto o “bonde flutuante”, intervenção da artista plástica e designer Vanda Martins, que com trabalho de iluminação fará com que dois bondes dêem a impressão de estarem flutuando nos trilhos. Os bondinhos ficarão “flutuando” até o dia 13 de setembro.

Outra novidade é o estúdio dos fotógrafos Renan Cepeda, Kitty Paranaguá e Thiago Barros que inauguram um ateliê exclusivamente dedicado à fotografia durante o evento.

No site http://www.chavemestra.com.br: todas as informações sobre as exposições, artistas, mapa das artes, roteiro gastronômico, entre outros.

Fonte: Revista Museu = http://www.revistamuseu.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s