Glossário da Cachaça – Mingote

A família Tolentino Neves, famosa em Minas pelo legado político de homens como o ex-Presidente da República Tancredo de Almeida Neves e o governador mineiro Aécio Neves, também fez sua história no universo da cachaça. A tradição familiar tem dois nomes: Mathuzalem 960 e Mingote. A primeira marca começou a ser produzida em 1960 por Múcio Tolentino, filho de dona Quita e irmão de Risoleta Tolentino Neves, na Fazenda da Mata, propriedade da família em Cláudio no oeste mineiro.

Ao longo de 25 anos, Múcio reuniu amigos e políticos na adega da família para degustar a “960”, como era conhecida. Um personagem que tinha cadeira cativa era o senador do MDB Tancredo Neves; dizem que ele ficava por ali tomando uma miudinha e escutando as histórias. Com a morte dramática do amigo Tancredo em 1985 após ser eleito Presidente da República, Múcio decidiu encerrar a produção da Mathuzalem 960.

Durante mais de 15 anos o engenho da família ficou parado. Em 2002, Tancredo Tolentino, filho de Múcio, comanda a retomada da produção de aguardente no município de Cláudio. Ele lança a marca “Mingote”, uma homenagem ao bisavô Domingos da Silva Guimarães, o seu Mingote, que comprou em 1823 as terras da Fazenda da Mata para produzir rapadura, açúcar mascavo e cachaça. “Domingos foi um grande produtor rural, que trouxe muitos avanços para a região. Isso sem falar da mão que tinha para produzir uma boa cachaça”, me contou o produtor durante uma entrevista em Minas.

Hoje a Mingote possuiu uma infraestrutura moderna de produção e destila anualmente 60 mil litros. A marca é conhecida por ser encorpada e de coloração clara, resultado do envelhecimento em tonéis de amendoim durante oito anos. Com 180 mil litros estocados na adega da família, Tancredo Tolentino garante que a cachaça tem conquistado muitos admiradores por todo o Brasil.

Para conhecer mais da Mingote
http://www.mingote.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s