Glossário da Cachaça

Cachaça boa é de Minas, acho que ninguém discorda. Só mesmo um paraibano que encontrei um dia desses no Bar do Gomes, em Santa Teresa, que teimou de pé junto que as melhores são de Campina Grande, na Paraíba. Disse-me ele que tem uma tal de Volúpia que é de tirar o fôlego. Enfim, conversa de cachaceiro.

No final, eu paguei uma Prosa e Viola para o meu amigo nordestino, e ele se encantou. Até mais por conta dos meus argumentos, que disse que a Prosa é mineira de Morro da Garça, sertão roseano, e seduz pela coloração dourada, baixa acidez e um gosto de cana na medida certa, por conta do envelhecimento em barris de carvalho.

O comentário foi refinado e pensei logo em tecer um glossário, desses que a gente reúne uma informação aqui outra ali para falar de um assunto. No caso, um Glossário da Cachaça. Das mineiras, obviamente. Isso porque, meu amigo, tomar um trago de uma Boazinha, uma Da Boa, uma Claudionor (de Januária), uma Lua Cheia (Salinas), uma Áurea Custódia ou Dedo de Prosa (Piranguinho), é entrar neste universo de Minas, e se perder em causos, modas, comida quente e saborosa, regada pelo jeito acolhedor dos mineiros.

Acho que estou escrevendo por conta da saudade. Mas se a saudade não bastar, espero ficar rico com este glossário, “best-seller mineiro” que correrá o mundo. O primeiro quesito deste compêndio é ser de Minas e boa, mas bem humorado que sou darei espaço também às medianas, às fulanas e sicranas, que se não valem pelo nome gosto e corpo, valem pela ressaca e diversão.

E não foi que conheci um dia desses uma tal Izautina, branquinha bonita, mas que queimava feito o cão.

2 Respostas para “Glossário da Cachaça

  1. Ainda estou esperando o meu “exemplar de colecionador”!

    Um cheiro =)

  2. Breno,
    nossa muito bom.

Deixe um comentário

