Elba Ramalho e seu “Balaio de Amor”

 

ELBA-E-A-ROSA


Lá vem ela, lá vem ela. Elba pelas estradas desse Brasil comemorando 30 anos de carreira.

Elba Ramalho sobe ao palco nesta sexta-feira (30), em Belo Horizonte, para cantar xotes e baiões do seu último disco “Balaio de Amor”, uma ode ao Nordeste e ao povo de sua terra.

No álbum, a cantora retoma uma das principais características de sua carreira: a aposta em talentosos compositores, principalmente da Paraíba e de Pernambuco. Ela foi a intérprete quem primeiro gravou uma canção de Lenine e ajudou a projetar Geraldo Azevedo, Belchior, Chico César e Lula Queiroga. “Balaio” foi produzido pelo compositor e músico Cezinha e reúne belas melodias e letras poéticas, de vários artistas nordestinos.

De compositores já consagrados no eixo Centro-Sul do país, apenas duas faixas de Dominguinhos e uma de Nando Cordel. Do sanfoneiro, com quem já dividiu um álbum, Elba gravou “Riso Cristalino”, parceria com Climério Ferreira, e “Ilusão Nada Demais”, com Fausto Nilo.

Os demais compositores que fecham as 14 faixas do CD são em grande parte responsáveis pela renovação do forró. “Fuxico”, do compositor do sertão do Araripe, Flávio Leandro, abre o disco como legítima representante do legado de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Em “Um Baião Chamado Saudade”, da dupla pernambucana Petrônio Amorim e Rogério Rangel, a sanfona chorada abriga os versos que falam dos amores de um trovador.

O show desta sexta promete! Sobretudo pela energia e paixão de Elba Ramalho ao cantar xotes e baiões.

BRINCADEIRAS DE RODA

CANTIGAS-DE-RODA

E que tal brincadeiras de roda e canções de ninar lá do folclore do Pernambuco e da Paraíba. Da mais bela tradição dos escritos de Luis da Câmara Cascudo e Ariano Suassuna, Elba Ramalho e Antônio Nóbrega gravaram em 1983 um álbum só de poesias e folclores.

Descobri essa beleza nas minhas escarafunchas por aí. Agora, ora, ofereço a vocês.

Para baixar “Brincadeiras de Roda, Estórias e Canções de Ninar (1983)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s