Inscrições abertas para a 5ª edição do Fórum das Letras

Ruy Castro irá participar do Fórum das Letras

Ruy Castro irá participar do Fórum das Letras

A homenagem deste ano não podia ser outra: a cultura francesa. No ano da França no Brasil, a prosa, a poesia, a memória e o mercado editorial franceses aportam em Ouro Preto para celebrar a 5ª edição do Fórum das Letras. O evento acontece entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, e traz além dos nomes internacionais um timaço de escritores brasileiros.

Com o tema “Biografia e Ficção”, o Fórum das Letras receberá durante os cinco dias de debates nomes como Humberto Werneck, Ruy Castro, Fernando Morais, Heloísa Seixas, Mary Del Priore, José Castello e Edney Silvestre, que irão abordar as características, fronteiras e potenciais da escrita jornalística-biográfica comparada à literatura inventada.

As inscrições podem ser feitas no endereço:

http://www.forumdasletras.ufop.br/

30 ANOS DE EDIÇÕES MÉTAILIÉ

O ano era 1979. Depois de estudar Línguas Românicas e Ciências Políticas na Sorbonne, e de ter trabalhado com Pierre Bourdieu na Maison de Sciences de L’Homme, Anne-Marie Métailié decide fundar sua casa editorial. Nascia assim a Editora Métailié. Agora com 30 anos de história, a casa que é conhecida por suas coleções de literatura portuguesa, latino-americana e brasileira irá comemorar seu aniversário em plena Ouro Preto.

Anne-Marie participará de um encontro com autores de diferentes nacionalidades, com o objetivo de discutir as características do romance contemporâneo e questões relacionadas com a publicação de autores nacionais no exterior.

JORNALISMO CULTURAL

“Enquanto na ficção tudo é criado, no jornalismo tudo deve ser apurado.”

Arthur Dapieve

Jornalismo cultural e literatura estarão lado a lado nos debates programados para o “Literatura em Cena”, ciclo de debates inserido na programação do Fórum das Letras. Serão abordados temas relacionados ao jornalismo e a importância da formação do repórter para o exercício da profissão. Entre as mesas previstas, destacam-se “A arte de entrevistar um escritor” e “O desafio de idealizar e executar um caderno de cultura”.

Estão confirmados jornalistas de alguns dos veículos mais importantes do país, como Edney Silvestre, da Globo News; Leda Nagle, do Sem Censura; Miguel Conde, do Caderno Prosa & Verso,  de O Globo; Álvaro Costa e Silva, do Caderno Ideias, do Jornal do Brasil; Sylvia Colombo, da Folha de São Paulo; João Gabriel de Lima, da Bravo!; Carolina Braga, da Guarani; e Jaime Prado Gouvêa e Fabrício Marques, do Suplemento Literário de Minas Gerais, além de José Castello, responsável por uma das oficinas literárias mais concorridas do país, no Rio Grande do Sul.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s