Literatura beat ganha lançamentos

O escritor beat Jack Kerouac

O escritor beat Jack Kerouac

Para quem gosta da literatura beat, duas interesantes obras acabam de chegar às livrarias: “E os Hipopótamos Foram Cozidos em seus Tanques”, de Jack Kerouac e William Burroughs (Companhia das Letras, 176 págs., R$ 34), e “A Geração Beat”, de Kerouac (L&PM, 128 págs., R$ 12).

Escrito em 1945, o livro de Kerouac e Burroughs só foi publicado nos EUA no ano passado. Segundo a crítica, a obra é um ótimo exemplo daquilo que a literatura beat tem de melhor e de pior. Já “A Geração Beat” é leitura indispensável para se entender o movimento em todas as suas vertentes e desdobramentos.

geracao_beat(4)

Sinopse de “A Geração Beat”

Em uma manhã do ano de 1953, um grupo de amigos e amigas, trabalhadores e operários em sua maioria – alguns vadios, é verdade –, partilham uma garrafa de vinho, que passa de mão em mão. Assim, com poucos personagens, tem início Geração Beat, peça que Jack Kerouac (1922-1969) escreveu em 1957 – ano do estrondoso sucesso de On the Road – e que só agora vem a público.

Por meio de diálogos que parecem imitar um jazz de ritmo sincopado, Kerouac, verdadeiro mestre-compositor, criador de maravilhosos arranjos, mostra a existência de pessoas reais, vivendo e morrendo no sonho americano, à margem da cultura e da sociedade do seu tempo. Entre uma discussão existencialista e uma corrida de cavalos, uma iluminação mística e uma bebedeira, surge o coração e a alma da geração beat, mentalidade que germinou durante décadas e acabou por florescer na contra cultura norte-americana da década de 1960. Nada mais nada menos do que uma América autêntica e alternativa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s